Crítica | Madame Teia

Para evitar perder os direitos do Homem-Aranha e seus vilões, a Sony é obrigada constantemente a lançar filmes desse universo, sem poder no entanto utilizar o Amigo da Vizinhança o qual encontra-se emprestado contratualmente para a Disney. Qual a solução? Utilizar personagens secundários do teioso, como foi o caso de ‘Venom’, ‘Venom: Tempo de Carnificina‘, ‘Morbius’ e do ainda vindouro Kaven com o ator Aaron-Taylor Johnson no papel título. Muito desconhecida do público em geral – que não lê quadrinhos nem acompanhou o desenho animado da década de 90 – ‘Madame Teia’ é o mais recente lançamento da Sony para manter vivo esse universo tendo sido gravado ainda em 2022 em Boston e Massachusetts e teve o papel título oferecido e recusado pela consagrada Charlize Theron. O jeito foi se contentar com a linear Dakota Johnson e seus belos olhos azuis a qual ainda tenta se desvencilhar – sem sucesso – da desastrosa franquia ’50 Tons de Cinza’. Antes do lançamento do filme havia um rumor que apostava que haveria um bebê Peter Parker onde o vilão tentaria matá-lo antes dele se tornar o grande herói o que seria uma jogada de mestre pois ao passo que a Sony burlaria o impedimento contratual de mostrar o herói adulto, o público se importaria bem mais com essa criança especial do que com três mulheres até então totalmente desconhecidas do público; essa história por alguma razão não foi utilizada.

 O medíocre enredo traz a paramédica Cassandra Webb (Dakota Johnson) que após um acidente durante um salvamento em que quase perdeu a vida, começa a ter visões do futuro sem entender de fato como controlar esse novo poder. Em seu caminho cruzam – literalmente – três mulheres as quais serão suas aliadas, com destaque para a atriz Sydney Sweeney – no papel de Julia Carpenter – que por coincidência está em cartaz na excelente comédia romântica ‘Todos Menos Você’ ao lado do galã da vez Glen Powell (Top Gun: Maverick – 2022). Em ‘Madame Teia’ temos o vilão Ezekiel Sims (Tahar Rahim) – um dos piores já mostrados em produções do gênero – o qual tem os mesmos poderes do Homem-Aranha, mas utilizando-os para seu enriquecimento próprio, podendo aqui ser chamado de ‘Homem-Aranha do Mau’. Sem motivações claras e um uniforme genérico tirado da década de 90, o vilão tem premonições onde é morto por três mulheres e bingo, são exatamente as novas amigas de Cassandra Webb. O roteiro de ‘Madame Teia’ é mecânico, preguiçoso e repleto de diálogos bobos e por razões que desconhecemos a Sony insistiu em contratar novamente Matt Sazama e Burk Sharpless os quais já haviam sido responsáveis por assinar também o fiasco anterior ‘Morbius‘.

 

Em quase duas horas de produção, a diretora S.J. Clarkson – que também é corroterista – não inova em nada o gênero e deixa inúmeras pontas soltas na narrativa as quais farão o espectador deixar a sala de produção com uma nítida frustação e uma justificada sensação de perda de tempo. Some-se a isso ao fato de os cortes da edição serem pavorosos e criarem mais confusão do que entretenimento ao já sofrido telespectador. O CGI é medíocre e somente de maneira muito breve vemos as heroínas de ‘uniforme aranha’ usando seus poderes sem nunca termos tido esse vislumbre na personagem título durante os três atos muito embora de forma oportunista tenhamos visto esses trajes em materiais de marketing. Sem grandes pretensões, a Sony lançou ‘Madame Teia’ de forma de uma ‘tragédia já anunciada’ onde até o fechamento dessa matéria havia recebido um percentual muito baixo de aprovação de 14% no Rotten Tomatoes, com 31 críticas já publicadas. Infelizmente nada funciona em ‘Madame Teia’ e muito embora seja historicamente um grande incentivador de se apreciar filmes na telona, esse seria o caso de se aguardar – caso você seja um grade fã do gênero – pelo lançamento em plataformas digitais.

  

 Alexandre Carvalho – Editor 

Ruim

Ficha Técnica:
Título: Madame Teia (MADAME WEB)
País/Ano/Duração: EUA, 2024, 114 min.
Classificação: 14 anos
Gênero: Aventura, Ação
Direção: S.J. Clarkson
Roteiro: Matt Sazama, Burk Sharpless, Claire Parker,  SJ Clarkson
Produção: Lorenzo di Bonaventura, Adam Merims, Claire Parker
Estúdio: Marvel Entertainment, Columbia Pictures, Di Bonaventura Pictures
Distribuição no Brasil: Sony Pictures
Estreia: 14/02/2024
Elenco: Sydney Sweeney, Dakota Johnson, Isabela Merced, Emma Roberts, Tahar Rahim, Celeste O, Adam Scott