Crítica I SHAZAM! Fúria dos Deuses

A situação da sequência de SHAZAM! é complexa pois o longa ainda foi produzido justamente quando o controverso CEO da DC Films, Walter Hamada, ainda dava as cartas. Como amplamente divulgado, a DC Films sofreu uma grande reformulação (ver matéria aqui) e agora o chefão das ideias criativas é o querido James Gunn (Guardiões da Galáxia 1, 2 e 3) o qual optou por um HARD REBOOT em todos os heróis, com novas histórias e escalações de atores, ignorando totalmente o que vinha sendo feito até então. Sim, a DC Films vai agora começar do zero toda a narrativa de seus principais personagens, iniciando com o vindouro ‘Superman: Legacy’ que trará um ator mais jovem para o papel e que possivelmente será dirigido por Gunn que também assina o roteiro. Como se não bastasse, a história de SHAZAM! é sabidamente difícil de se fazer continuações já que o herói é na verdade um adolescente que vira adulto ao gritar seu nome, entretanto, na vida real, os atores crescem muito rápido o que de fato vimos em ‘SHAZAM! Fúria dos Deuses’ já que o ator Asher Angel – de vinte anos – já está quase do tamanho de Zachary Levi (o que não é tarefa fácil).

SHAZAM! de 2019 ao escalar um ator de comédia para o papel principal – o excelente Zachary Levi – já indicava a abordagem cômica do longa e agora com ‘SHAZAM! Fúria dos Deuses’ tudo permaneceu igual, acrescentando-se apenas mais efeitos visuais através de um competente CGI e participações especiais como a da Mulher Maravilha (Gal Gadot) já revelada nos spots de TV para chamar a audiência. Em ‘SHAZAM! Fúria dos Deuses’, o adolescente Billy Batson ao passo que sente que ao completar a maioridade irá deixar seu lar adotivo, também tem que lidar com a dúvida interna de que talvez não seja um herói de verdade ao lado dos consagrados e amados pela sociedade, Aquaman, Batman e Flash. Além disso, o jovem ‘Campeão dos Homens’ de quebra ainda tenta liderar a sua família de super-heróis em uma comunidade que os ridiculariza a cada nova tentativa de salvamento onde sempre as coisas não saem como o planejado. Talvez o maior problema de SHAZAM! seja retratar um jovem que não faz muita piada, mas quando este vira adulto e com poderes ele se transforma em um bobalhão crescido, ignorando que dentre os seus poderes está justamente a sabedoria de Salomão, o que chega a ser motivo de comentários pejorativos dentro do próprio roteiro do longa.

O casting da produção do longa conseguiu trazer para o papel das vilãs, as excelentes Helen Mirren e Lucy Liu, as quais fazem o que podem com as falas e seus respectivos tempo de tela que lhes foi conferido. Sem sal mesmo foi a inclusão da terceira vilã, Anthea, vivida pela atriz iniciante Rachel Zegler (Amor, Sublime Amor – 2021) que pela falta de experiência – e talento – se sai bem melhor com seu canal no YouTube sendo uma competente cover de “Shallow”, famosa canção de Lady Gaga. A direção continuou a cargo do sueco David F. Sandberg que faz um bom trabalho, muito semelhante ao que foi visto no longa original que de tão leve e descompromissado agradou ao grande público. Para vender o filme e cobrir seus custos, o elenco vem cumprindo as exigências contratuais de divulgação do marketing do longa ao redor do mundo, tentando ignorar – momentaneamente – o fato de que eles sabem que dificilmente haverá um terceiro capítulo tendo em vista a reformulação total da DC Films. ‘SHAZAM! Fúria dos Deuses’, é um filme leve e divertido que deve ser assistido caso você tenha gostado do longa original ou apenas busque uma diversão para toda a família.

Alexandre Carvalho – Editor

 

Bom

Ficha Técnica:
Título: SHAZAM! Fúria dos Deuses (SHAZAM!  Fury of the Gods)
País/Ano/Duração: Estados Unidos, 2023 131 min.
Classificação: 12 anos
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
Direção: David F. Sandberg
Roteiro: Henry Gayden, Chris Morgan
Produção: Peter Safran, Dwayne Johnson, Hiram Garcia, Walter Hamada
Estúdio: New Line Cinema, DC Studios, the Safran Company, Seven Bucks Productions
Distribuição no Brasil: Warner Bros. Brasil
Estréia: 16/03/2023
Elenco: Zachary Levi, Adam Brody, Asher Angel, D.J. Cotrona, Djimon Hounsou, Grace Caroline Currey, Helen Mirren, Jack Dylan Grazer, Lucy Liu