Crítica I M3GAN

Convenhamos, a ideia de uma inteligência artificial ser tão aprimorada ao ponto de se voltar contra humanos está longe de ser algo original, entretanto, é sempre bom revisarmos o tema sob uma nova perspectiva. Bom, é o que o longa ‘M3GAN’ se propõe já que agora é um brinquedo – mais precisamente uma boneca – que começa a tomar suas próprias decisões. Mas esqueçamos as semelhanças com Annabelle e também com o boneco Assassino Chucky pois o sobrenatural é deixado pra trás e de fato agora é a tecnologia a grande vilã da história. A trama é rasa, onde uma cientista de criação de uma grande empresa de brinquedos resolve desenvolver uma boneca com inteligência própria para ajudar a sua sobrinha a superar a recente perda de seus pais em um trágico acidente de carro. Gemma (Allison Williams do excelente e premiado ‘Corra’), a tia cientista, se vale de um projeto que estava ‘engavetado’ e o finaliza com uma rapidez impressionante e bingo, temos a companhia perfeita para a pequena órfã Cady (Violet McGraw). A ideia do longa partiu do aqui produtor James Wan (diretor de ‘Aquaman’, ‘Saw’, ‘Insidious’, ‘The Conjuring’) que teve o projeto recusado pela Warner Bros. justamente por já ter em seu catálogo a franquia Annabelle. Com isso, Wan levou o material ao produtor Jason Blum, da Blumhouse Productions, que trabalha com os estúdios da Universal Pictures e então o longa teve seu sinal verde.

Em ‘M3GAN’  Model 3 Generative ANdroid – os roteiristas, para surpreender o público, fizeram com que a personagem título não perseguisse a sua dona, muito pelo contrário – a protegesse de tudo e todos e justamente por causa dessa superproteção (pra lá de exagerada) é que os problemas começam a surgir. Existe uma referência sutil para os mais velhos em ‘M3GAN’ onde a cientista criadora da cyborg solicita que ela trave e siga com seus olhos de câmera uma caneta em movimento onde temos uma homenagem (ou cópia?) do que ocorreu no clássico filme ‘Robocop’ de 1987 enquanto eram realizados testes naquela máquina. Destaque para a interpretação da boneca realizada pela atriz e dublê de corpo Amie Donald a qual, pelo seu passado de dança, realiza fisicamente o que poucas atrizes mirins poderiam de fato fazer. Vale inclusive ressaltar que no longa, temos uma intrigante coreografia de dança durante uma matança e pasmem, também nos deliciamos com a boneca cantando a famosa música ‘Titanium’ de David Guetta em clara alusão à sua própria composição corporal. O diretor Gerard Johnstone (Housebound – 2014) faz um bom trabalho a não exagerar nos cortes nas cenas de ação, deixando-as com mais fluidez, contudo, suavizando alguns elementos gore com a clara intenção de não ter a censura aumentada.

Finalmente, não podemos deixar de elogiar o trabalho de maquiagem e da máscara emborrachada da personagem robótica que alterna um levíssimo, mas competente CGI com belos efeitos práticos. Com um terceiro ato que não tem o clímax no nível que desejamos, ‘M3GAN’ consegue se firmar no gênero com habilidade diante do seu de público-alvo juvenil, mas também com imenso potencial para agradar de maneira descompromissada os pais dessa garotada e tendo êxito nessa difícil variável, o produto se paga, dá lucro e anda viabiliza continuações. ‘M3GAN’ não reinventa o gênero – e nem nunca foi essa a sua intenção – mas certamente é um excelente início de ano para os aficionados de um bom thriller com pitadas de um certo humor ácido. Com a estreia antecipada nos EUA tendo ocorrido no dia 6 de janeiro, ‘M3GAN’ está fazendo bonito – até o fechamento dessa matéria – tanto nas bilheterias internacionais como nos memes e dancinhas do Tik Tok e não me surpreenderia se em breve nos deparássemos com uma bela sequência da boneca dançarina. Aposto igualmente, mesmo com a distância da data, que teremos muitas M3GANs no Halloween 2023, alguém duvida?!

[ATUALIZADO]: Foi confirmada a sequência chamada ‘M3GAN 2.0’ com estreia prevista para 17 de janeiro de 2025.

Alexandre Carvalho – Editor

Muito Bom

Ficha Técnica:
Título: M3GAN (IDEM)
País/Ano/Duração: EUA, 2023, 102 min.
Classificação: 14 anos
Gênero: Ficção Científica, Terror, Thriller
Direção: Gerard Johnstone
Roteiro: Akela Cooper, James Wan
Produção: Gerard Johnstone, Jason Blum, James Wan
Estúdio: Universal Pictures
Distribuição no Brasil: Universal Pictures
Estreia: 19/01/2023
Elenco: Amie Donald , Violet McGraw, Allison Williams, Jenna Davis