Crítica I Deadpool & Wolverine

Um dos filmes mais aguardados do ano, ‘Deadpool & Wolverine’ chega no Brasil um dia antes dos cinemas dos EUA para alegria dos brasileiros ávidos por essa sequência. Sim, para uma melhor compreensão do que é mostrado na telona, você deve ter vistos os dois filmes anteriores do Deadpool e claro, ter conferido também ‘Logan’ (idem – 2019) ainda que no anúncio do início da produção, os protagonistas Ryan Reynolds e Hugh Jackman terem jurado que ‘não tocariam’ nos eventos e linha temporal daquele consagrado filme de 2019. Com uma magnífica campanha de marketing ao redor do mundo, com viagens e muitas entrevistas, a MARVEL não poupou investimento na divulgação de ‘Deadpool & Wolverine’ já que o longa é seu único filme a ser lançado em 2024. Não esperem que o enredo de ‘Deadpool & Wolverine‘ explique ou acrescente algo vital ao conceito multiversal criado pela MARVEL já que Wade Wilsdon (Ryan Reynolds) somente quer resolver seus problemas pessoais ainda que criando um caos nas linhas temporais monitoradas pela controversa organização TVA. Reynolds e Jackman mostram em tela uma excelente química já que eles de fato são amigos na vida real e essa ótima dinâmica e cumplicidade é evidenciada até mesmo durante as lutas e discussões de seus personagens. 

Em ‘Deadpool & Wolverine’ temos a melhor versão de Wolverine (Hugh Jackman) e não somente pelo uso da máscara e do icônico traje amarelo, mas por Jackman nos brindar com um belo trabalho em tela na representação do anti-herói mais famoso do mundo, sem esquecermos, contudo, de sua magnifica performance dramática vista em ‘Logan’. Temos um amontoado de ‘fan-service’ em ‘Deadpool & Wolverine’ e sem estragar qualquer surpresa, afirmo que os telespectadores darão vários aplausos durante a projeção a cada participação especial mostrada e imagino o trabalho da equipe em adequar a agenda dos atores convidados para coincidir com as filmagens dessa sequência. O filme é violento e com linguagem bastante pesada, razão pela qual a censura 18 anos ao redor do mundo, mas aqui vejo a possibilidade de ainda com essa restrição de público, ‘Deadpool & Wolverine’ vir a bater recordes para filmes com essa faixa etária para adultos pelo grande apelo da união de dois amados personagens, agora sob o mesmo teto. O roteiro continua brincando com a quebra da quarta parede na qual o personagem Deadpool conversa com a audiência e nem a compra da FOX pela Disney escapou das piadas do anti-herói fanfarrão. 

A direção de Shawn Levy (Free Guy – 2021) é acertada em todos os aspectos pois o diretor entendeu o que significa o personagem Deadpool mesmo este pertencendo agora a Disney e sua relação descontraída com o público e acima de tudo o que um filme dessa categoria tem que entregar: PURA DIVERSÃO! A excelente atriz Emma Corrin, famosa pelo papel na TV de Lady Di na série ‘The Crow’ interpreta aqui a vilã Cassandra Nova – irmã gêmea do Professor Xavier – mas sem entregar uma sensação de grande ameaça nem tampouco deixar muito claro suas motivações malignas já que em um ponto crucial da trama ela demonstra uma gratidão que a faz pagar um preço muito alto posteriormente. O que podemos constatar pelos dois primeiros filmes de Deadpool é que as tramas não priorizaram a inclusão de um grande vilão, focando-se mais em contextos para dar destaque ao personagem título em situações de humor e ação, receita que novamente se repetiu nessa terceira empreitada. Posso afirmar que ao final do longa temos de fato a impressão de termos assistido um filme-evento pois ‘Deadpool & Wolverine’ nos entrega com muita coragem e criatividade um resultado final bem acima da média e não se engane, aqui temos um verdadeiro filme de super-herói. Como não poderia deixar de ser – em se tratando da MARVEL – temos uma engraçada cena pós-credito que em nada acrescenta ao futuro do MCU, mas que cumpre bem sua função de ser a última piada da projeção. 

Alexandre Carvalho – Editor

Muito Bom

Ficha Técnica:
Título: DEADPOOL & WOLVERINE (IDEM)
País/Ano/Duração: Estados Unidos, 2024, 130 min.
Classificação: 18 anos
Gênero: Aventura, Ação
Direção: Shawn Levy
Roteiro: Paul Wernick, Rhett Reese, Ryan Reynolds, Shawn Levy, Zeb Wells
Produção: Ryan Reynolds, Shawn Levy, Kevin Feige, Simon Kinberg, Lauren Shuler Donner
Estúdio: Marvel Studios, Maximum Effort, 21 Laps Entertainment
Distribuição no Brasil: Walt Disney Studios Brasil
Estreia: 25/07/2024
Elenco: Ryan Reynolds, Hugh Jackman, Emma Corrin, Morena Baccarin, Jennifer Garner, Rob Delaney

2 Comentários