Crítica I Jogos Mortais X

Sim, a famosa franquia Jogos Mortais chega no ano de 2023 em sua décima sequência, ou melhor, nesse caso, uma prequência. Em ‘Jogos Mortais X’, Jigsaw ainda está vivo e lutando contra seu avançado câncer de cérebro e é justamente essa batalha travada contra a doença terminal a mola propulsora da trama. O enredo traz John Kramer (Tobin Bell) viajando para o México em busca de um tratamento alternativo e inovador – ainda não aprovado pela sociedade médica – em uma clínica clandestina onde os falsos médicos azarados escolhem justamente Kramer para enganarem com um procedimento totalmente inócuo. No primeiro ato temos um drama – se desconectando por um instante dos elementos que tornaram a franquia um sucesso -, pois a história se foca na pessoa de John Kramer o qual inclusive cogita deixar seus jogos mortais e levar uma vida normal. É nítida a intenção dos produtores de trazerem novamente Jigsaw para tentar reavivar a franquia já que certamente ocorreu uma perda do encanto com a morte do personagem principal – ocorrida no terceiro filme -, o qual vinha sendo substituído posteriormente, – sem o mesmo charme – por seus aprendizes que haviam sobrevivido aos mortais jogos.

A prequel ‘Jogos Mortais X’ se passa entre ‘Jogos Mortais’ (SAW – 2004) e ‘Jogos Mortais II’ (SAW II – 2005) e pela primeira vez podemos ver Jigsaw preso justamente em uma de suas armadilhas mortais, entretanto, as surpresas não param por ai pois também temos o ‘retorno’ de vários personagens icônicos na trama. A direção ficou com Kevin Greutert, que já tinha dirigido ‘Jogos Mortais IV’ e ‘Jogos Mortais: Capítulo Final’ e com a ajuda de um bom roteiro o longa alterna drama e terror com maestria nos brindando com um excelente produto final, que aqui não se apresenta apenas como um esquecível caça-níqueis. A verdade é que as armadilhas continuam sendo o ponto alto da franquia pois para os amantes do gênero gore, comprovar as novas maneiras que Jigsaw criou para ‘educar’ suas vítimas é um verdadeiro deleite já que elas de fato estão bem criativas e muito mais complexas de se escapar. Aqui no Brasil o filme ganhou classificação de 18 anos em conformidade com o que ocorreu no exterior já que a MPA (Motion Picture Association) entendeu que o longa-metragem não é recomendado para menores de 18 anos (Rated-R), em virtude de “sequências de violência sangrenta e tortura, linguagem e certo uso de drogas”.

Existem filmes como ‘Avatar’ que foram produzidos para pessoas de ‘oito a oitenta anos’, prova disso é uma fenomenal bilheteria já que o longa abrange um grande público, o que nunca foi o caso de filmes como ‘Jogos Mortais X’, como já é amplamente sabido pela sua audiência singular. Filmes da categoria de Jogos Mortais deve ser apreciado por um público específico que de fato não se importa em ver na telona algo chocante e perturbador. Por outro lado, o telespectador desavisado – e/ou levado a convite do namorado(a) – terá uma experiência bastante incômoda, com contorcionismos involuntários na poltrona durante boa parte da produção, contudo, de uma forma ou de outra, fato é que ‘Jogos Mortais X’ entrega o que promete. Temos agora o filme mais longo da franquia (1h 58 min.) em ‘Jogos Mortais X’ e não saiam da sala após o final pois com o encerramento dos créditos ocorre uma cena pós-crédito relevante a qual conclui o que seria uma ‘ponta solta’ ocorrida durante o início da trama. Com uma boa recepção do público e tendo os produtores em entrevistas já afirmado que possuem ideías para mais uma continuação, é bem possível termos o retorno de Jigsaw e jogos em breve.

Alexandre Carvalho – Editor

Muito Bom

Ficha Técnica:
Título: JOGOS MORTAIS X (SAW X)
País/Ano/Duração: Estados Unidos, México, 2023, 118 min.
Classificação: 18 anos
Gênero: Thriller, Suspense, Terror
Direção: Kevin Greutert
Roteiro: Josh Stolberg, Pete Goldfinger
Produção: Mark Burg, Oren Koules, Daniel J. Heffner, Ketura Kestin, James Wan
Estúdio: Lionsgate, Twisted Pictures
Distribuição no Brasil: Paris Filmes
Estréia: 28/09/2023
Elenco: Tobin Bell, Shawnee Smith, Synnøve Macody Lund, Steven Brand, Renata Vaca