Crítica | Super/Man: A História de Christopher Reeve

Emocionante, necessário e extremamente inspirador…! O longa ‘Super/Man: A História de Christopher Reeve’ nos brinda com uma narrativa tocante da luta de Reeve e sua família para se adaptarem a uma nova e desafiadora rotina após o acidente que deixou o ator intérprete do Superman nos cinemas totalmente paralisado do pescoço para baixo. Primeiramente, cabe salientarmos que muito embora seja a primeira produção a estampar o novo logotipo da DC Comics, esta não foi uma produção original da Warner. Bros. e somente foi incorporada ao estúdio por insistência de James Gunn e Peter Safran, novos chefões da mega produtora. Tendo sido a primeira e muito bem recebida encarnação na telona do SupermanChristopher Reeve é lembrado até os dias atuais pelo icônico papel ao ponto de sua biografia no cinema ter levado o próprio nome do super-herói. A trama é simples, mas envolvente, valendo-se de filmagens ainda em VHS – propositalmente não melhoradas – realizadas por Reeve e seus familiares, mescladas com depoimentos de atores vivos e já falecidos, com destaque a de Robin Williams, grande amigo desde os tempos de teatro.

Como é sabido, na data de 27 de maio de 1995, durante uma competição de salto de obstáculos com cavalos, Christopher Reeve sofreu um trágico acidente pois seu animal realizou uma brusca parada, forçando o ator ser projetado para frente e na queda, seu pescoço teve que suportar o peso de seu corpo. fraturando irremediavelmente sua coluna, deixando-o tetraplégico. Um acerto do roteiro foi o de recriar uma estátua digital de Christopher Reeve a qual vai se contaminando com Kryptonita a medida que o ator vai piorando de estado de saúde e quando este apresenta uma relativa melhora, o monumento vai lentamente deixando de apresentar os traços do meteorito que na literatura dos quadrinhos é fatal ao super-herói. O ator veio a falecer em 10 de outubro de 2004 – há exatos 20 anos hoje na data dessa publicação –, aos 52 anos, devido a uma grave infecção relacionada ao seu estado de saúde, mas desde o acidente ele optou por ser um ativista em relação a pacientes com o mesmo problema, chegando a criar uma Fundação com essa finalidade. Para tristeza de seus três filhos, a sua segunda esposa, Dana Reeve, veio a falecer apenas um ano e meio após sua morte, vítima de um severo câncer de pulmão, ocasião onde foi alterado o nome da instituição para Christopher & Dana Reeve Foundation, a qual encontra-se em pleno funcionamento e sendo conduzida pelos seus descendentes.

Focado majoritariamente no papel que o imortalizou, temos também um emocionante depoimento do diretor do primeiro longa, ‘Superman – O Filme’ (Superman: The Movie – 1978), Richard Donner, o qual percebeu desde o primeiro dia que havia encontrado o ator perfeito para aquele papel, muito embora na ocasião Reeve ainda apresentasse um franzino físico, posteriormente melhorado com intensos treinos. Nas palavras do próprio ator, um herói não precisa ter super poderes para fazer a diferença e durante toda a projeção comprovamos que de fato isso é uma verdade tendo em vista sua jornada mesmo em uma cadeira de rodas. Ao sair da cabine de imprensa, pude ver alguns colegas críticos com os olhos marejados, sinal que a filme emociona e inspira na medida certa além de que para a nova geração é uma excelente oportunidade de conhecer mais do ator e filme original que são considerados por muitos a melhor encanação do personagem até os dias atuais. O filho caçula de Reeve, William Reeve, é um renomado repórter nos EUA e ele fará uma pequena participação em ‘Superman’ de 2025 (dirigido por Gunn) justamente entrevistando algumas pessoas. Até o fechamento da matéria, ‘Super/Man: A História de Christopher Reeve’ contava com incríveis 100% de aprovação no website Rotten Tomatoes o qual mensura a qualidade dos filmes realizando uma média das notas do público e crítica. Através da imortal interpretação de Reeve, foi possível acreditarmos mesmo que ‘o homem podia voar…’.

Alexandre Carvalho – Editor

Maravilhoso!

Ficha Técnica:
Título: SUPER/MAN: A HISTÓRIA DE CHRISTOPHER REEVE (SUPER/MAN: THE CHRISTOPHER REEVE STORY)
País/Ano/Duração: Estados Unidos, Reino Unido, 2024, 106 min.
Classificação: 14 anos
Gênero: Documentário, Biografia
Direção: Ian Bonhôte, Peter Ettedgui
Roteiro: Peter Ettedgui
Produção: Ian Bonhôte, Robert Ford, Lizzie Gillett
Estúdio: Jenco Films, Passion Pictures, Misfits Entertainment, Words + Pictures
Distribuição no Brasil: Warner. Bros. Brasil
Estreia: 17/10/2024
Elenco: Christopher Reeve, Johnny Carson, Glenn Close, William Reeve, Matthew Reeve, Susan Sarandon, Whoopi Goldberg, Jeff Daniels