Crítica | Jurassic World: Recomeço
Pelo título ‘Jurassic World: Recomeço’ já identificamos – sem muito esforço – que a intenção dos produtores seria a de iniciar uma nova franquia, entretanto, eles têm que ‘combinar’ isso com a audiência para esta fazer a sua parte através de uma boa bilheteria que viabilize financeiramente tais continuações. O roteiro já inicia com um funcionário de uma grande corporação desejando recrutar uma equipe para ir a ilha que serviu de centro de pesquisas para o longa original Jurassic Park, muito embora atualmente ela seja habitada pelas espécies deixadas para trás , tornando-se um local proibido de visitação pelas autoridades mundiais. Nesse contexto surge Zora Bennett, personagem de Scarlett Johansson – visivelmente longe da boa forma física exibida em ‘Viúva Negra’ e ‘A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell’ – que interpreta uma ex-militar de Operações Especiais que informalmente passa a liderar aquela equipe que vai em busca de amostras de DNA de dinossauros para a cura de várias doenças, lucrando muito com isso. Todos os estereótipos estão lá, pois vemos o contratante que apenas visa lucrar com os medicamentos, os mocinhos que aceitam a missão, mas depois decidem por algo mais nobre e finalmente uma família de civis que aparece no meio do caminho que faz o papel do telespectador.
Nunca é explicado como a ilha continua fornecendo alimentos para as gigantescas manadas de dinossauros herbívoros sem o esgotamento dos recursos e tampouco é convincente a ‘explicação’ da razão dos dinos voadores e aquáticos não se distanciarem daquela região, mas isso para os roteiristas é secundário. A direção ficou a cargo do talentoso Gareth Edwards, cineasta talentoso que dirigiu ‘Godzilla’ (2014) e o excelente ‘Rogue One: Uma História Star Wars’ (2016) e o curioso agora é que a convite do aqui produtor Steven Spielberg ele foi chamado de volta para o roteiro, David Koepp, justamente o roteirista que assinou os longas iniciais, ‘Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros’ e ‘O Mundo Perdido: Jurassic Park’, pena que agora sem o mesmo capricho. O próprio longa no primeiro ato deixa bem claro que a humanidade deixou de se importar com os dinos, trazendo uma cena em que no trânsito nos deparamos com uma espécie realizando algo mas sem qualquer atenção dos transeuntes. A atriz Scarlett Johansson está ligada no automático e o elenco de apoio traz o competente r premiado Mahershala Ali que na espera pelo filme de ‘Blade’ pela Marvel, faz o que pode com suas falas e é de longe o melhor em cena.
O que poderia dar errado em ir a uma ilha recheada de dinossauros em uma missão secreta sem qualquer apoio e um número maior de integrantes treinados? Durante toda a projeção e inclusive sendo utilizada no material de divulgação, vemos Zora Bennett (Johansson) segurando apenas sua arma de coletar amostrar de DNA a qual é carregada da maneira mais demorada e imprecisa do mundo, não oferecendo qualquer defesa contra os animais já que é não letal. Esse quesito da falta de equipamentos táticos mais letais para quem vai a uma ilha infestada por dinossauros predadores de todas as espécies de fato foi algo que irá incomodar a audiência mais atenta e acostumada com produções do gênero. É uma produção que já sabemos quem irá sobreviver e quem está lá apenas para ser devorado pelos predadores e de novidade mesmo fica apenas no terceiro ato a presença de um dinossauro híbrido bem renderizado pelo bom CGI, mas que não demonstra grande inteligência e tampouco empolga nas cenas de perseguição. Infelizmente, pelo resultado final da produção, quem sabe a falta de interesse do mundo pelos dinossauros mostrado na telona pode vir a ser experimentada no mundo real.
Alexandre Carvalho – Editor
Regular
Ficha Técnica:
Título: JURASSIC WORLD: RECOMEÇO (JURASSIC WORLD: REBIRTH)
País/Ano/Duração: Estados Unidos , 2024 , 134 min.
Classificação: 14 anos
Gênero: Ação, Aventura, Ficção Científica
Direção: Gareth Edwards
Roteiro: Michael Crichton, David Koepp
Produção: Steven Spielberg, Patrick Crowley, Frank Marshall, Janine Modder, Denis L. Stewart
Estúdio: Universal Pictures, Amblin Entertainment, The Kennedy/Marshall Company
Distribuição no Brasil: Universal Pictures do Brasil
Estreia: 03/07/2025
Elenco: Scarlett Johansson, Jonathan Bailey, Mahershala Ali, Rupert Friend, Manuel Garcia-Rulfo, Luna Blaise, David Iacono, Audrina Miranda, Philippine Velge, Bechir Sylvain, Ed Skrein