Crítica I O Contador 2
Lançado em 2016 de forma morna, ‘O Contador’ (The Accountant – 2016) trouxe uma excelente trama que aos poucos foi sendo descoberto pelo público o qual passou a demandar em várias mídias uma sequência que explorasse mais sobre a vida do personagem Christian Wolff. Bancado majoritariamente pelo estúdio Amazon MGM Studios – resultado da fusão entre a Amazon Studios e a Metro-Goldwyn-Mayer em 2023 – ‘O Contador 2’ chega às telonas agora em abril de 2025 o qual tive a oportunidade de conferir antecipadamente em uma aguardada cabine de imprensa pois já era grande apreciador do original. O enredo da continuação leva em conta cronologicamente os 8 (oito) anos que separaram os filmes onde na telona é dito que os irmãos Christian Wolff (Ben Affleck) e Braxton (Jon Bernthal) ficaram sem se ver após os complexos acontecimentos do filme original. Agora é possível nos aprofundarmos na relação dos irmãos já adultos e isso se apresenta como o ponto alto do filme onde o roteirista se aproveita desses momentos para incluir situações de humor na medida certa.
Outro acerto do longa foi o retorno do sempre excelente J.K. Simmons e da atriz Cynthia Addai-Robinson nos papeis de Agentes Federais de Crimes de Financeiros, pena que os famigerados trailers já revelaram a morte prematura do idosos policial, fato que funciona como mola propulsora para o desenrolar de toda a trama dessa continuação. O que não funcionou muito bem foram os vilões genéricos em grande quantidade e mesmo a trama querendo dar um enfoque maior para a atriz Daniella Pineda, sua personagem de uma assassina sem memória não convence até porque lhe foi dado muito pouco tempo de tela para um desenvolvimento maior. Talvez o roteiro devesse ter focado em um único grande vilão, com motivações claras e que de fato desafiasse a inteligência e habilidades táticas de Christian Wolff, agora contando com a ajuda de seu irmão. Durante certos momentos da exibição de ‘O Contador 2’ vi certas similaridades com o excelente filme ‘Rain Man’ (idem – 1988) onde Tom Cruise cuida de seu irmão com autismo interpretado magistralmente por Dustin Hoffman em diversas situações do cotidiano com pitadas de humor.
As cenas de ação continuam muito bem conduzidas por Gavin O’Connor o qual retorna para a cadeira da direção nessa bela sequência que traz uma fantástica cena de tiroteio no México no desfecho do terceiro ato do longa. Apesar das qualidades que o autismo conferiu a Christian Wolff (Affleck) ele não trabalha sozinho e agora conhecemos mais de sua equipe – todos igualmente com autismo – que financiados por ele, possuem um bunker tecnológico que parece ser mais capaz de solucionar os casos do que as agências do governo norte-americano. Coincidentemente o orçamento para ser feito de ‘O Contador 2’ – exceto o do marketing – foi semelhante ao do longa original, ficando ambos em torno de U$ 44 milhões, muito bem aproveitados e considerado modesto para o padrão atual de Hollywood. Antes de conferir ‘O Contador 2’, aconselho fortemente a rever o longa original, disponível no Prime Video para quem tem um upgrade da assinatura Max (antiga HBO MAX) pois é essencial e também prazeroso conferirmos a produção de 2016. Quanto a uma terceira sequência é bem possível que venha a ocorrer e se o público fizer sua parte, pode ser que ela não precise esperar por outros 8 (oito) anos.
Alexandre Carvalho – Editor

Ficha Técnica: Título: O CONTADOR 2 (THE ACCOUNTANT 2)
País/Ano/Duração: Estados Unidos, 2025, 125 min.
Classificação: 16 anos
Gênero: Ação, Policial
Direção: Gavin O’Connor
Roteiro: Bill Dubuque
Produção: Ben Affleck, Lynette Howell Taylor, Mark Williams, Patrimônio dos Artistas, 51 Entretenimento, Gestão de Gravidade Zero, Tribo do filme
Estúdio: Amazon MGM Studios, Warner Bros. Pictures
Distribuição no Brasil: Warner Bros. Pictures
Estreia: 24/04/2025
Elenco: Ben Affleck, Cynthia Addai-Robinson, Jon Bernthal, J.K. Simmons, Cassandra Blair Ward, Daniella Pineda