Crítica I ARGYLLE – O Superespião

Uma boa surpresa nesse início de ano – que muito embora não inove o gênero comédia com ação – é certamente o divertido longa ARGYLLE – O Superespião’. Dirigido pelo competente Matthew Vaughn (Kingsman: Serviço Secreto – 2014 e demais filmes da franquia, Kick-Ass 1 e 2) o longa traz a história da famosa escritora Elly Conway (Bryce Dallas Howard) que vê sua vida transformada em um enredo de seus livros justamente por estes parecerem refletir fatos e acontecimentos no mundo real, tudo com muita ação e situações engraçadas. A química entre Bryce Dallas Howard e do sempre excelente Sam Rockwell (Homem de Ferro 2 – 2010) poderia ser melhor trabalhada, entretanto o bom roteiro nos traz uma narrativa ágil que conta com inúmeros plot twists (reviravoltas) que felizmente não foram divulgados pelos trailers editados pelo pessoal do marketing. O elenco, além do casal principal, traz inúmeras boas participações especiais com destaque para a mega cantora Dua Lipa (Barbie – 2023) em uma bela sequência inicial de muita ação que já trata de dá o tom da produção.

O elenco de apoio conta com os veteranos Samuel L. Jackson e Bryan Cranston em papeis relevantes de antagonismo na trama, mas quem brilha mesmo na trama é Henry Cavill (Homem de Aço – 2013) em situações hilárias e bem conduzidas pelo diretor que em várias cenas traz a perspectiva real dos acontecimentos alternando a com a visão da escritora Elly Conway (Bryce Dallas Howard), processo que deve ter dado muito trabalho a equipe pois os atores são sempre substituídos em sequencias que devem ter sido gravadas sempre em duplicidade. Outra sequência memorável do filme é onde o casal de protagonistas em uma dança em câmera lenta faz desenhos de corações com granadas de fumaça ao mesmo tempo que elimina uma grande equipe de desafetos muito bem armados, mas temporariamente cegos pela distração daquela fumaça propositada e magistralmente colorida.

Nos EUA, a produção recebeu indicação etária PG-13 por “violência forte e ação e certa linguagem forte” – a qual equivale no Brasil a 14 anos -, sendo o primeiro filme de Vaughn a receber tal classificação desde ‘X-Men: Primeira Classe’, mas a grande curiosidade aqui fica mesmo pela trana de fato ter sido baseada no romance literário da escritora real Ellie Conway.  ARGYLLE – O Superespião’ é uma produção da Apple Original FIlms e claro, todos as telas de computadores mostradas no longa são da marca da maçã mordida e após a estreia nos cinemas o filme certamente ficará disponível naquela plataforma de streaming para os seus assinantes. Caso o longa com faça mesmo sucesso nas bilheterias, o diretor Matthew Vaughn já pensa em um filme de origem e outro focado 100% no espião fictício vivido por Henry Cavill que antecipadamente já adorou a ideia. Parte desses ganchos para sequencias já é mostrada no meio dos créditos finais, portanto, não saia da sala logo em seu encerramento e aguarde mais um pouco que pode valer a pena.

Alexandre Carvalho – Editor 

Bom

Ficha Técnica:
Título: ARGYLLE – O Superespião (ARGYLLE)
País/Ano/Duração: EUA, 2024, 139 min.
Classificação: 14 anos
Gênero: Aventura, Ação, Comédia
Direção: Matthew Vaughn
Roteiro: Elly Conway, Jason Fuchs
Produção: Adam Bohling, Adam Fishbach, Jason Fuchs, Toby Hefferman, Zygi Kamasa, Iain Mackenzie, Carlos Peres, David Reid, Claudia Schiffer, Matthew Vaughn
Estúdio: Apple Studios, Marv Films
Distribuição no Brasil: Universal Pictures Brasil
Estreia: 01/02/2024
Elenco: Bryce Dallas Howard, Sam Rockwell, Henry Cavill,  Dua Lipa, Bryan Cranston, Sofia Boutella, Samuel L. Jackson

Um Comentário