Crítica | Ameaça no Ar
O novo filme dirigido por Mel Gibson de ‘Coração Valente’ (Braveheart – 1995) que marca seu retorno a direção desde o longa ‘Até o Último Homem’ de 2016, traz Mark Wahlberg agora como o vilão, surpresa novamente estragada pelos famigerados trailers reveladores. O enredo é simples, onde uma policial escolta um prisioneiro capturado (Topher Grace que fez o primeiro Venom no último longa da trilogia original do Homem-Aranha) em uma pequena aeronave pilotada por Daryl (Mark Wahlberg). Tudo parecia estar bem nessa viagem que atravessaria o Alasca, mas em pleno voo o piloto mostra quem realmente é e a luta por sobrevivência nas alturas se inicia entre os três passageiros. O interessante é que Gibson e Wahlberg já haviam atuado juntos no longa ‘Pai em Dose Dupla 2’ (Daddy’s Home 2 – 2017) e também em ‘Luta pela Fé: A História do Padre Stu’ (Father Stu: Reborn – 2022), mas esta é a primeira vez que Gibson dirige o colega.
Com um orçamento bem modesto para os padrões de Hollywood de apenas US$ 10 milhões, o filme imprimi uma boa dose de tensão durante toda a sua duração, entretanto não podemos dizer que esse projeto algo que será lembrado na filmografia de Gibson como referência. Puxando o reduzi elenco está o veterano Mark Wahlberg (Ted 1 e 2) que agora na versão calvo, tenta convencer com um vilão psicopata que tem prazer em torturar suas vítimas antes de eliminá-las. Contudo, em ‘Ameaça no Ar’ o destaque mesmo fica para a atriz britânica Michelle Dockery (Madelyn Harris), bastante conhecida pelas excelentes séries para TV, ‘Downton Abbey’ e ‘Godless’ e que aqui exibe uma heroína vulnerável e verossímil a qual não precisa ter super habilidades para sobrepujar situações de alto risco.
A produção início a fotografia principal em junho de 2023, mas foi severamente afetada – como todas as demais – devido à greve dos atores e roteiristas de Hollywood, o que veio a forçar uma estagnação nas filmagens e atraso em seu lançamento. As cenas no interior de um monomotor foram muito bem conduzidas e de fato a ilusão de estarmos a 10 mil pés de altura se mostrou bastante convincente com um CGI e tela verde bem utilizados. Com um marketing praticamente inexistente, confiando na divulgação basicamente no engajamento dos trailers, ‘Ameaça no Ar’ decepciona, pois, um grande nome de talento como Mel Gibson na direção, acabamos – inevitavelmente – por esperar algo sempre acima da média, o que infelizmente não foi o caso aqui. ‘Ameaça no Ar’ é uma boa diversão, mas acredito que fará bem mais sucesso e dinheiro quando for lançado em uma plataforma de streaming pois sua curta duração e o rosto de Wahlberg estampando o poster serão grandes chamariz para clicarmos em ‘assistir’.
Alexandre Carvalho – Editor
Bom
Ficha Técnica:
Título: AMEAÇA NO AR (FLIGHT RISK)
País/Ano/Duração: Estados Unidos, 2025, 91 min.
Classificação: 14 anos
Gênero: Ação, Thriller
Direção: Mel Gibson
Roteiro: Jared Rosenberg
Produção: John Davis John Fox Bruce Davey Mel Gibson
Estúdio: Hammerstone Studios, Icon Production e Davis Entertainment
Distribuição no Brasil: Paris Filmes
Estreia: 23/01/2025
Elenco: Mark Wahlberg, Michelle Dockery, Topher Grace, Atanas Srebrev, Monib Abhat