Crítica | Coringa: Delírio a Dois
Embalado pelo grande sucesso de Coringa, o diretor Todd Phillips teve carta branca dos estúdios para fazer o que bem entendesse nessa dispensável e desnecessária sequência. Sim, ‘Coringa: Delírio a Dois’ é um musical que em nada acrescenta na história de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix que ganhou o Oscar de melhor ator em 2020) e muito menos ao vilão icônico do universo do Batman. Se configurando como um musical, o grande – e possivelmente único – acerto do longa foi a inclusão da atriz/cantora Lady Gaga que incontestavelmente mostra imenso talento nessas duas vertentes, algo raríssimo na indústria. A divulgação do material de marketing prévio tentou ocultar propositadamente a natureza musical da produção e se de fato o telespectador não seja amante do gênero, irá ter um motivo a mais para refutar todo o longa já que os diálogos são intercalados enfadonhamente com números musicais sem graça e que tiram o foco da narrativa. Temos uma triste confirmação que o diretor Todd Phillips não é um expert em continuações tendo em vista que todas as sequências da comédia ‘Se Beber, Não Case!’ (The Hangover – 2009) não chegam nem perto do charme e da diversão do filme original.
O roteiro de ‘Coringa: Delírio a Dois’ não consegue se situar onde quer chegar pois temos várias tramas que simplesmente começam e não são devidamente finalizadas. Nos deparamos na produção ao mesmo tempo com um romance que não chega a lugar nenhum, um filme de julgamento por homicídio e finalmente uma rotina de um presídio/manicômio, entretanto, nada se harmoniza de uma maneira que faça sentido e se configure em uma história que valesse a pena alocarmos nosso precioso tempo. Acredito que melhor seria se ‘Coringa: Delírio a Dois’ tivesse se focado apenas em uma narrativa pois teria sido melhor desenvolvida – com começo, meio e fim – e não frustraria a audiência com um amontoado de informações desconexas. Com a adição da icônica Arlequina (Lady Gaga) o filme poderia ter utilizado essa grande sacada de casting e ter desenvolvido melhor a história do casal mais desajustado e famoso da DC Studios. Outra possibilidade da trama, seria simplesmente continuar de onde parou o longa original, isto é, abraçando a transformação do frágil Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) no Coringa, o qual continuaria a onda de caos que o fez nascer.
Ao contrário disso, o diretor optou pela total desconstrução do personagem nessa continuação, fazendo com que o arco do personagem-título retroagisse ao ponto de ele não querer ser mais seu álter ego. Fica a nítido que o diretor Todd Phillip sonhava em dirigir um musical e aproveitou a sua liberdade criativa – recém obtida – dessa produção para concretizar esse sonho, levando todos os demais nessa viagem sem um destino acertado. Agora nessa empreitada, vemos um Joaquin Phoenix ligado no automático, nitidamente prejudicado pelo roteiro e pelos números musicais sem criatividade alguma. A história contada no filme original se mostrou suficiente, mas como em Hollywood as decisões dos estúdios são majoritariamente objetivando-se o lucro, essa continuação de fato se materializou tendo em vista que o longa original arrecadou mais de US$ 1 bilhão em bilheteria, tornando-o o primeiro filme classificado para maiores de idade a atingir a marca do bilhão. A impressão que temos é que a equipe técnica e elenco só voltaram pelo cachê pois ‘Coringa: Delírio a Dois’ quer ser tudo e infelizmente acaba sendo nada!
Alexandre Carvalho – Editor
Ruim
Ficha Técnica:
Título: CORINGA: DELÍRIO A DOIS (JOKER: FOLIE À DEUX)
País/Ano/Duração: EUA, 2024, 138 min.
Classificação: 18 anos
Gênero: Musical. Drama
Direção: Todd Phillips
Roteiro: Paul Dini, Bill Finger, Bob Kane
Produção: Mark Friedberg, Joseph Garner, Georgia Kacandes, Todd Phillips, Jason Ruder, Scott Silver, Emma Tillinger Koskoff, Michael E. Uslan, David Webb
Estúdio: BRON Studios, Bron Creative, DC Entertainment, Joint Effort, Sikelia Productions, Village Roadshow Pictures, Warner Bros.
Distribuição no Brasil: Warner Bros. Pictures Brasil
Estreia: 03/10/2024
Elenco: Joaquin Phoenix, Lady Gaga, Zazie Beetz, Brendan Gleeson, Catherine Keener, Steve Coogan, Harry Lawtey, Leigh Gill, Jacob Lofland