Crítica I Barbie

Tido como a maior pré-venda da Warner Bros. Pictures Brasil, o primeiro longa live-action da boneca mais famosa do mundo fez bonito antes mesmo de sua estreia nacional. Com orçamento de 145 milhões USD e tendo a bela atriz Margot Robbie como protagonista, o filme ‘Barbie’ é leve, divertido, abraça o consumismo e até reconhece os erros e acertos da fabricante Mattel. Aparentemente simples, mas abordando questões reais complexas, o roteiro de ‘Barbie’ mostra a protagonista – que vivia em um mundo perfeito chamado Barbieland – tendo que ir ao mundo real tentar descobrir o motivo dela estar triste e com pensamentos estranhos. Curioso é que o mundo da Barbie possui os cenários que recriam exatamente todos os brinquedos que acompanhavam as várias versões da boneca ao longo dos anos e claro, nada lá funciona de verdade pois até a água da piscina é falsa. A recriação também se reflete na movimentação dos personagens nesse mundo já que, entre outros, Barbie desce flutuando de seu quarto no segundo andar para o chão já que no brinquedo a criança ao mover a boneca faz exatamente o mesmo movimento.

Outra interessante sacada do longa é que muito embora o brinquedo seja voltado para o público infantil, sua censura não é livre (nos EUA Rated G – público em geral) já que existem diálogos mais adultos, razão pela qual aqui no Brasil o filme recebeu a classificação 12 anos pelo CONAR – a idade de proteção da criança estabelecida pelo artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente. Trazida para o mundo real na companhia de uns dos vários Kens (Ryan Gosling com muito tempo de tela), Barbie se depara com os problemas reais que todos nós temos e justamente pela riqueza das várias situações engraçadas que poderiam ser melhores exploradas pela história, aqui reside uma das falhas do longa. Margot Robbie (Aves de Rapina – 2020; Babilônia – 2022), no auge de seus 33 (trinta e três) anos de idade está belíssima como sempre e com grande talento e carisma parece ter entendido a essência do que representa a boneca – criada na década de 1950 pela americana Ruth Manianna Handler – para nossa sociedade.

O elenco de apoio está afinado, trazendo o linear Ryan Gosling (Agente Oculto – 2022) e Simu Liu (Shang-Chi – 2021) como os principais Ken que disputam a atenção da icônica loira, com direito a participação especial da incrível cantora Dua Lipa como a Barbie Sereia, já divulgada nos vários cartazes do longa e outras que vale a pena a surpresa. O ator comediante Will Ferrell está muito bem como Presidente da Mattel no mundo real mas o destaque do elenco de apoio fica para atriz America Ferrera eternizada pela série de TV, ‘ Bete: A Feia’ (Ugly Betty – 2006-2010) que interpreta justamente a dona da boneca. O figurino está magnífico, sabendo-se que a Barbie está intimamente ligada a moda, onde vemos todas as roupas dos brinquedos transpostas para os atores, sejam femininos ou masculinos. A direção da excelente Greta Gerwig, que virou uma queridinha da mídia americana após filmes como ‘Adoráveis Mulheres’ (2019) e ‘Lady Bird: A Hora de Voar’ (2017) foi um grande acerto do estúdio e como também participou do roteiro, sabia como ninguém o que tinha nas mãos e respeitou de forma magistral o material de origem.

O longa ‘Barbie’ ira rivalizar nas bilheterias mundiais com o excelente filme de dramaOppenheimer, e será interessante ver o público ter que escolher entre dois produtos tão distintos, mas acredito que pelo apelo da boneca ao longo de décadas fará isto se configurar como fator primordial para um retorno maior do filme da loira. Vale lembrar que agora, ao pesquisar por ‘Barbie’ no buscador Google, a página de pesquisas ganha pequenas “explosões” de confete e, ao final, fica completamente pintada de rosa. O truque ‘secreto’ do Google funciona tanto na versão web, quanto na mobile, e se expande também ao buscar pelo elenco do filme. Finalmente, a filha da criadora da boneca faz uma pequena participação no mundo real que passará desapercebida por muitos, assim como a voz da narração inicial executada pela excelente atriz Helen  Mirren. ‘Barbie’ é um grande acerto de Hollywood, repleto de qualidades as quais algumas delas podem ser alvo de indicações – e vitórias – do Oscar, e quem sabe, embalados por uma recheada bilheteria, não vemos uma sequencia no futuro; será?

Alexandre Carvalho – Editor

Muito Bom

Ficha Técnica:
Título: BARBIE (IDEM)
País/Ano/Duração: EUA, Reino Unido, 2023, 114 min.
Classificação: 12 anos
Gênero: Aventura, Fantasia
Direção: Greta Gerwig
Roteiro: Greta Gerwig, Noah Baumbach
Produção: Margot Robbie, Tom Ackerley, Robbie Brenner, David Heyman, Amy Pascal
Estúdio: Warner Bros. Entertainment, Mattel, LuckyChap Entertainment, Mattel Films, Heyday Films
Distribuição no Brasil: Warner Bros. Pictures Brasil
Estreia: 20/07/2023
Elenco: Margot Robbie, Ryan Gosling, Issa Rae, Michael Cera, Will Ferrell, Ariana Greenblatt, America Ferrera, Rhea Perlman, Simu Liu, Alexandra Shipp, Kate McKinnon, Dua Lipa, John Cena