Crítica | Buscando…
Ocasionalmente (e para deleite dos amantes da sétima arte) nos deparamos com filmes de baixo orçamento, mas que trazem excelentes ideias bem implementadas a gêneros com poucas inovações; é o caso de ‘Buscando…’. Aqui toda a trama (ou melhor, 90% dela) se passa através de telas de computadores e dispositivos móveis e se apresenta inicialmente de forma bastante simples: um pai nerd tenta localizar a filha desaparecida buscando (ops…) pistas digitais de seu paradeiro. O diretor (estreante) e também roteirista Aneesh Chaganty, impõe uma narrativa onde o telespectador acompanha do ponto de vista de David Kim, (o pai vivido por John Cho) sua opção por encontrar sua filha usando a tecnologia ao invés do método usual e pouco eficaz de simplesmente sair pelas ruas sem destino. Imediatamente somos levados a questionamentos sobre o correto uso das redes sociais e suas consequências como também o quanto os pais conhecem verdadeiramente seus filhos atualmente. Além da trama com várias reviravoltas, outro ponto que merece destaque fica a cargo da interpretação do ator John Cho o qual já havia mostrado competência em ‘America’n Pie e no reboot de ‘Star Trek’ e aqui entrega um personagem angustiado e obcecado em desvendar o mistério envolvendo sua filha adolescente, aproximando o público de seu desespero e solidão. Ao exemplo do que ocorreu nos cinemas nacionais no filme ‘Sem Escalas’ (Non-Stop – 2014) com o ator Liam Neeson, aqui em ‘Buscando…’ houve novamente o zelo de se traduzir a maioria dos elementos das telas dos computadores para o telespectador não sair da narrativa tentando compreender o que está havendo no mundo digital e isso foi mais uma grata surpresa (de muitas) do longa e registramos nossa satisfação com a distribuidora Sony Pictures pelo belo trabalho.
No segundo ato de ‘Buscando…’ o protagonista já mergulhado em seu drama pessoal, pois já havia perdido sua esposa pelo câncer, agora se depara como um contexto onde figura como possível suspeito do desaparecimento da filha na qualidade de assassino ou no mínimo, de pai omisso. David Kim (John Cho) jamais perde o foco de seu objetivo primordial relegando totalmente as consequências da evolução das investigações por parte da polícia para sua pessoa como também a opinião pública que já o crucificara desde a divulgação do referido desaparecimento. Tudo funciona harmoniosamente bem em ‘Buscando…’, seja na trilha musical conduzida por Torin Borrowdale (The Midnight Man – 2016) que nos mantém na trama, seja pela corajosa direção de fotografia de Will Merrick, e Nicholas D. Johnson que soube mostrar com grande competência todos os ambientes virtuais nos quais somos mergulhados pela perspectiva do angustiado pai David Kim. Os temas abordados no longa como a superexposição na internet, relacionamento entre pais e filhos e os perigos oriundos do mundo virtual são sempre muito atuais e relevantes e nos depararmos com um filme despretensioso que tão bem ilustra esse contexto é uma grande satisfação. Em ‘Buscando…’, deixamos a sala de cinema com vários questionamentos, notadamente se você tiver filhos adolescentes, e justamente por isso recomendo assistir ao filme na companhia destes e não sozinho. O ano de 2018 ainda não acabou, mas esse Editor já colocou antecipadamente o filme ‘Buscando…’ entre os cinco melhores (Top 5) do ano e por essa razão merece de forma inconteste nossa pontuação máxima.
Alexandre Carvalho – Editor
Maravilhoso!
Ficha Técnica:
Título: BUSCANDO… (SEARCHING…)
País/Ano/Duração: Estados Unidos, 2018, 101 min.
Classificação: 14 anos
Gênero: Suspense, Drama
Direção: Aneesh Chaganty
Roteiro: Aneesh Chaganty, Sev Ohanian
Produção: Timur Bekmambetov, John Cho, Congyu E, Sofia Maltseva, Debra Messing, Ana Liza Muravina, Sev Ohanian, Natalie Qasabian, Adam Sidman, Igor Tsay, Mariya Zatulovskaya
Estúdio: Bazelevs Entertainment, Bazelevs Production
Distribuição no Brasil: Sony Pictures
Estréia: 20/09/2018
Elenco: John Cho, Debra Messing, Joseph Lee, Michelle La, Sara Sohn, Roy Abramsohn, Brad Abrell, Gabriel D. Angell