Crítica I Eternos

Se já é difícil transpor dos quadrinhos para a telona alguma história (com competência) de um herói conhecido do grande público, imagine agora a complexidade de introduzir 10 (dez) meros desconhecidos com características tão distintas. Bom, essa é a árdua missão da diretora chinesa Chloé Zhao em ‘ETERNOS’, filme do universo da MARVEL mas que rompe drasticamente com o formato já conhecido da ‘casa das ideias’ que vinha dando certo – e lucros – ao longo de 13 anos com incríveis cifras em relação à bilheteria mundial. Os ‘ETERNOS’ foram criados por Jack Kirby e fizeram sua primeira aparição em ‘The Eternals #1′ em julho de 1976 e com exceção dos aficionados por quadrinhos, essa equipe de heróis é bastante desconhecida até por quem gosta do tema. Esse time de heróis foi concebido pelos seres intergalácticos e incomensuravelmente poderosos chamados de Celestiais com a intenção de proteger os habitantes da terra (e de outros mundos) dos vilões Deviantes, criaturas que mais se assemelham a dragões alienígenas que vêm criando problemas desde o início da criação de nosso mundo. Sim, como o próprio nome indica, os Eternos não envelhecem e acompanham a história da humanidade como meros observadores, com ordens de não interferirem nas questões humanas como guerras e fome a não ser que estas tenham alguma relação com os Deviantes.

Nesse complexo contexto de questões intergalácticas é que o roteiro de ‘ETERNOS’ apresenta seus integrantes, superpoderes e personalidades de cada um que afloram diante dos eventos de nossa história, resultando em um primeiro ato que apesar de possuir uma belíssima fotografia, tem uma lenta narrativa que pode enfadar alguns telespectadores ávidos por um ritmo mais dinâmico, já que foram ‘educados’ ao longo dos anos pela ‘fórmula MARVEL’ de fazer filmes. Essa aposta da MARVEL é bastante ousada e vai desde a diversidade étnica dos personagens, passando pela contratação da diretora Chloé Zhao – ganhadora do Oscar pela direção do drama Nomadland – indo até a inclusão do primeiro beijo gay do universo da editora realizado por um protagonista.

Algo intrigante ocorre com o elenco de ‘ETERNOS’, possivelmente motivado pelo seu roteiro, pois nomes conhecidos e consagrados como Angeline Julie (Thena) e Salma Hayek (Ajak) são ofuscados por outros secundários como os das atrizes Lia McHugh (Sprite) e Lauren Ridloff (Makkari), esta última realmente deficiente auditiva na vida real. Justamente o roteiro é o ponto fraco de os ‘ETERNOS’ pois além de nos entregar conflitos e diálogos rasos vindos de seres considerados semideuses, a grande reviravolta da trama que recai sobre suas origens, já poderia ter sido muito bem descoberta por eles mesmos ao longo dos séculos ao analisarem sua própria biologia. O CGI de ‘ETERNOS’, com exceção da primeira cena-pós créditos (sem, temos duas delas), é muito competente e o destaque vai para os efeitos especiais de velocidade da heroína Makkari que superam todos os vistos em seu equivalente ‘The Flash’ na telona, este último que usualmente se contenta apenas em desacelera tudo ao seu redor.

O ponto alto do filme fica mesmo a cargo da fotografia – impecável em todos os momentos históricos – e os cenários grandiosos que em sua maioria foram construídos de fato, apenas complementados como CGI na pós produção. Temos várias piadas durante o longa que não são efetivamente engraçadas e o alívio cômico fica mesmo a cargo dos atores Kumail Nanjiani (Kingo) herói que optou, pasmem, por viver como astro e diretor em produções indianas e Harish Patel (Karun) que interpreta justamente seu mordomo que conhece a origem alienígena do patrão, rendendo excelentes momentos engraçados para o público. Somente o tempo – e a bilheteria – irão atestar se o público aprovou essa remodelagem temporária no DNA da MARVEL, a qual, temos que reconhecer, merece mais um reconhecimento por se aventurar em águas até então nunca navegadas.

Alexandre Carvalho – Editor 

Bom

Ficha Técnica:
Título: ETERNOS (ETERNALS)
País/Ano/Duração: EUA, 2021, 157 min.
Classificação: 13 anos
Gênero: Aventura, Ficção Científica, Fantasia
Direção: Chloé Zhao
Roteiro: Chloé Zhao, Patrick Burleigh, Ryan Firpo, Kaz Firpo
Produção: Kevin Feige, Victoria Alonso, Mitchell Bell, Louis D’Esposito, Kevin de la Noy, Nate Moore
Estúdio: Marvel Studios
Distribuição no Brasil: Walt Disney Studios
Estreia: 05/11/2021
Elenco: Richard Madden, Angelina Jolie, Salma Hayek, Kumail Nanjiani, Lia McHugh, Brian Tyree Henry, Dong-seok Ma, Lauren Ridloff