Mês: janeiro 2020

Crítica | Bad Boys Para Sempre

E se passaram 25 anos desde ‘Os Bad Boys’ (Bad Boys – 1995) quando em 1995, a dupla de comediantes Martin Lawrence Will Smith (um de palco e outro de TV) arriscaram suas carreiras em um filme que mesclava humor e ação com a direção do diretor Michael Bay. Naquela ocasião, o filme focava bem mais em Lawrence tanto que nos créditos iniciais o nome de Will Smith aparecia em segundo. O filme foi muito bem recebido pelo público e pela crítica e uma sequencia era inevitável e foi quando em 2003 foi lançado ‘Bad Boys II’ (idem – 1995) novamente dirigido por Bay. Contudo, apesar da ação desenfreada e um orçamento bem mais robusto a sequencia não obteve o sucesso esperado e a franquia foi ‘aposentada’ por muitos anos e os atores seguiram suas carreiras de forma independente. É fato que Smith durante esse hiato constitui uma carreira bem mais sólida, emplacando vários sucesso que alternava drama e ação onde o talentoso ator navegava confortavelmente bem em entre os gêneros chegando a receber duas indicações ao Oscar – melhor ator pelo filme ‘Ali’ ‘À Procura da Felicidade’ -. Enquanto isso Martin Lawrence não teve a mesma trajetória e ainda se saindo bem em ‘Vovó…Zona’ (Big Momma’s House – 2000) o ator teve um histórico de problemas de saúde, comportamentos públicos violentos e casamentos desfeitos com grandes repercussões negativas. Caminhos diferentes à parte, o fato é que um rumor de um terceiro Bad Boys permaneceu na internet por anos quando finalmente no início de 2020, 17 anos depois daquela sequencia, ‘Bad Boys Para Sempre’ (Bad Boys For Life – 2020) chegou aos cinemas para a alegria dos amantes dos filmes de ação. Agora na direção saiu Bay (continuou como produtor) e entrou a dupla talentosa de diretores belga Adil El Arbi e Bilall Fallah mas pouco conhecida do grande público.

(Leia Mais…)

Bloodshot – Trailer #2

‘Bloodshot’, da Sony Pictures, ganha novo trailer. O longa é estrelado por Vin Diesel que interpreta Ray Garrison, um soldado recentemente morto em combate que foi trazido de volta à vida pela corporação RST como o super-humano Bloodshot. A direção é de David S. F. Wilson, que faz sua estreia como diretor de longa-metragem, e o roteiro é de Jeff Wadlow e Eric Heisserer. O longa é baseado nos quadrinhos de “Bloodshot” e o elenco é composto por Vin Diesel, Eiza Gonzalez, Sam Heughan, Toby Kebbell e Guy Pearce. O longa chega aos cinemas em março de 2020.

Morbius – Trailer #1

A Sony Pictures, acaba de divulgar primeiro trailer de ‘Morbius’. O longa é estrelado por Jared Leto que interpreta o enigmático anti-herói Michael Morbius. A direção é de Daniel Espinosa (‘Vida’) e o roteiro é de Matt Sazama e Burk Sharpless. O elenco é composto por Jared Leto, Matt Smith, Adria Arjona, Jared Harris, Al Madrigal e Tyrese Gibson. O longa chega aos cinemas em julho de 2020.

Crítica | Ameaça Profunda

E começamos o ano de 2020 com o thriller ‘Ameaça Profunda’ estrelado pela atriz Kristen Stewart, ainda tentando emplacar outro sucesso que a distancie da famigerada saga Crepúsculo. O longa é sobre uma estação submarina a 11 km de profundidade nas Fossas Marianas, onde um grupo de exploradores tenta sobreviver depois de um grave acidente naquela instalação. Não satisfeitos de já estarem a uma profundidade absurda, o time de cientistas ainda tenta, através de uma escavadeira ultra moderna, perfurar o fundo do oceano sem deixar muito claro o motivo desse esforço adicional e perigoso. O roteiro é simples e previsível com o time de atores encarnando as características usuais de um grupo de pessoas nesse tipo de filme pois tempos o alívio cômico, a medrosa, o líder, o que atrasa o grupo e finalmente o que se sacrifica pela equipe. Os diálogos são incrivelmente bobos e os sustos estão lá somente para tentar criar alguma conexão com a plateia, a qual nem vendo a protagonista desafiando os perigos trajando um curto biquíni se empolga verdadeiramente.

diretor da película  é o pouco conhecido William Eubank o qual somente dirigiu os inexpressivos ‘O Sinal: Frequência do Medo’ (The Signal – 2014) e ‘Linha de Ação’ (Broken City – 2013) executando uma árdua missão de transformar um fraco roteiro em um bom filme. A atriz Kristen Stewart de ‘As Panteras’ (Charlie’s Angels – 2019) lidera o elenco que conta com atores chamados do ‘segundo escalão’ como é o caso da Jessica Henwick (participou da série ‘Punhos de Ferro’) e do ator Todd Miller que aqui reprisa sem medo o mesmo alívio cômico que o lançou contracenando com Ryan Reynolds em ambos os filmes do Deadpool. O real destaque do elenco, que supera bem mais a própria protagonista, pertence ao líder da equipe interpretado pelo veterano Vincent Cassel, que mesmo com pouco tempo em tela, consegue trazer alguma dramaticidade à trama.

‘Ameaça Profunda’ tem um bom design de produção na tentativa de ambientar a ação em uma estação submarina danificada onde os atores ou estão molhados ou mergulhando no perigoso oceano. A história tem grandes furos mas podemos destacar dois deles em especial. Primeiramente temos o fato de que uma instalação daquele tamanho, mesmo tendo sofrido grandes danos, deveria apresentar um número bem maior de sobreviventes além dos 6 apresentados. Em segundo lugar, o socorro da equipe em terra ou superfície jamais chega e é de se perguntar o que estaria impedindo alguma tentativa de resgate já que imediatamente se saberia que algo não estava correto já que, entres outros, a comunicação havia se encerrado. O figurino fez um bom trabalho em recriar um moderno traje de escafandro onde os atores possuíam uma boa mobilidade mesmo vestindo aquela armadura. O cartaz de promoção do filme já exibe claramente algumas presas ameaçadoras em seu rodapé e é dedutível que a equipe irá enfrentar, além dos perigos da profundidade, algumas criaturas nada amigáveis.

CGI dos monstros está muito bom, e o longa propositadamente não deixa claro se as criaturas sempre viveram lá ou se têm mesmo origem alienígena. ‘Ameaça Profunda’ não acrescenta nada ao gênero e somente vemos velhos clichês tomando conta de toda a projeção. O clímax do longa, que começa incrivelmente bem e vai piorando a medida que o tempo passa, deixa claro que a instalação submarina é na verdade um grande caixão pois quando algo de errado acontece, quase nada pode ser feito para reverter a situação, restando apenas o ‘salve-se quem puder’. De quebra, para piorar a situação, os roteiristas Brian Duffield (A Babá – 2017) e Adam Cozad (Jack Ryan: Operação Sombra – 2014), acharam ainda uma boa ideia colocar um mostro do tamanho do Godzilla nas profundezas o que se mostrou desnecessário e pouco criativo. Pasmem, o filme deixa espaço para uma sequência pois é dito através de recortes de jornais que a exploração daquele local deverá continuar, mas particularmente eu duvido que uma continuação irá ver a luz do dia tendo em vista o quase certo  fracasso de bilheteria o qual, se muito, igualará os custos da produção (U$ 80 milhões) acrescidos do marketing. ‘Ameaça Profunda’ não foi exatamente o melhor início do ano, mas vale sim a pipoca.

Alexandre Carvalho – Editor

  Regular

Ficha Técnica:
Título: AMEAÇA PROFUNDA (UNDERWATER)
País/Ano/Duração: EUA , 2020 , 95 min.
Classificação: 14 anos
Gênero: Suspense, Ficção Científica
Direção: William Eubank
Roteiro: Brian Duffield, Adam Cozad
Produção: Peter Chernin, Tonia Davis, Kevin Halloran, Jenno Topping
Estúdio: Twentieth Century Fox, 20th Century Fox Film Corporation, Chernin Entertainment, TSG Entertainment
Distribuição no Brasil: Fox Film do Brasil
Estréia: 09/01/2020
Elenco: Kristen Stewart, Jessica Henwick, Gunner Wright, Vincent Cassel, Todd Miller

Globo de Ouro 2020 – Lista dos Vencedores

Os Melhores de 2019 | VENCEDORES

– CINEMA – 

Melhor filme dramático

1917
Irlandês
História de um Casamento
Coringa
Dois Papas

Melhor ator – Drama

Joaquin Phoenix, Coringa
Christian Bale, Ford v Ferrari
Antonio Banderas, Dor e Glória
Adam Driver, História de um Casamento
Jonathan Pryce, Dois Papas

Melhor atriz – Drama

Renée Zellweger, Judy – Muito Além do Arco-Íris
Cynthia Erivo, Harriet
Scarlett Johansson, História de um Casamento
Saoirse Ronan, Adoráveis Mulheres
Charlize Theron, O Escândalo

Melhor filme cômico ou musical

Era uma Vez em… Hollywood 
Jojo Rabbit
Entre Facas e Segredos
Rocketman
Meu nome é Dolemite

Melhor diretor

Sam Mendes, 1917 
Todd Phillips, Coringa
Bong Joon-ho, Parasita
Martin Scorsese, O Irlandês
Quentin Tarantino, Era uma Vez em… Hollywood

Melhor roteiro 

Quentin Tarantino, Era uma Vez em… Hollywood 
Noah Baumbach, História de um Casamento
Bong Joon-ho e Han Jin-won, Parasita
Anthony McCarten, Dois Papas
Steven Zaillian, O Irlandês

Melhor atriz – Musical ou Comédia

Awkwafina, The Farewell 
Ana de Armas, Entre Facas e Segredos
Cate Blanchett, Cadê Você, Bernadette?
Beanie Feldstein, Fora de Série
Emma Thompson, Late Night

Melhor ator – Musical ou Comédia

Taron Egerton, Rocketman 
Daniel Craig, Entre Facas e Segredos
Roman Griffin Davis, Jojo Rabbit
Leonardo DiCaprio, Era uma Vez em… Hollywood
Eddie Murphy, Meu Nome é Dolemite

Melhor ator coadjuvante 

Brad Pitt, Era uma Vez em… Hollywood 
Tom Hanks, Um Lindo Dia na Vizinhança
Anthony Hopkins, Dois Papas
Al Pacino, O Irlandês
Joe Pesci, O Irlandês

Melhor atriz coadjuvante

Laura Dern, História de um Casamento 
Kathy Bates, O Caso Richard Jewell
Annette Bening, O Relatório
Jennifer Lopez, As Golpistas
Margot Robbie, O Escândalo

Melhor animação

Link Perdido 
Frozen 2
Como Treinar seu Dragão 3
Toy Story 4
O Rei Leão

Melhor filme em língua estrangeira

Parasita 
The Farewell
Dor e Glória
Retrato de uma Jovem em Chamas
Les Misérables

Melhor canção original

(I’m Gonna) Love Me Again, Rocketman
Into the Unknown, Frozen 2
Beautiful Ghosts, Cats
Spirit, O Rei Leão
Stand Up, Harriet

Melhor trilha sonora original para filmes

Hildur Guðnadóttir, Coringa 
Daniel Pemberton, Brooklyn – Sem Pai Nem Mãe
Alexandre Desplat, Adoráveis Mulheres
Thomas Newman, 1917
Randy Newman, História de um Casamento

(Leia Mais…)

10 Piores Filmes de 2019

  1. Esquadrão 6 (6 Underground – Netflix)
  2. Hellboy (idem)
  3. MIB: Homens de Preto – Internacional (Men in Black: International)
  4. As Panteras (Charlie’s Angels)
  5. A Sereia – Lago dos Mortos (The Mermaid: Lake of the Dead)
  6. X-Men: Fênix Negra (X-Men : Dark Phoenix)
  7. Projeto Gemini (Gemini Man)
  8. O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (Terminator: Dark Fate)
  9. O Rei Leão (The Lion King)
  10. CATS (idem)

Menção ‘Honrosa’ que de tão ruim nem na lista está: Os Parças 2