Crítica I Nosferatu

O longa ‘Nosferatu’ é uma refilmagem do original do mesmo nome lançado ainda em 1922 que se tornou um clássico do gênero. Agora, Robert Eggers (O Farol, O Homem do Norte) diretor que também assina o roteiro, nos brinda com essa nova abordagem contemporânea que de longe apresenta-se como seu melhor trabalho até o momento. A história se passa na Alemanha do século XVIII, onde um jovem casal é perseguido por uma entidade maligna que tem uma antiga ligação com a esposa de Thomas (Nicholas Hoult) não medindo esforços nem recursos para possuí-la de todas as formas. A talentosa atriz Lily-Rose Depp interpreta a esposa convencendo nas cenas de possessão e curiosamente o papel do vampiro Conde Orlok foi dado ao ator Bill Skarsgard, famoso mundialmente por interpretar o palhaço Pennywise, nos filmes ‘IT-A Coisa’. O elenco de apoio ainda conta com o versátil Willem Dafoe, se divertindo muito ao interpretar um professor/cientista que auxilia o casal perseguido muito embora o mesmo ator tenha, ironicamente, interpretado um vampiro em ‘A Sombra do Vampiro’ (Shadow of the Vampire – 2000) em um papel escrito na ocasião especialmente para ele.

A narrativa de ‘Nosferatu’ mergulha o espectador em um mundo sombrio e monocromático onde aos poucos os protagonistas vão percebendo que estão se deparando com algo sobrenatural que não podem combater em igualdade, mas diante do amor que uniu o casal, continuam tentando de todas as formas sobrepujar o mal encarnado. Um dos vários acertos do filme foi manter oculto – até o momento – o visual da criatura interpretada por Skarsgard a qual até durante a projeção é mostrada inicialmente nas sombras dando ênfase apenas em sua voz intimidadora. O recurso de computação gráfica – CGI – foi utilizado para melhor nos inserir naquela sociedade do século XVIII mas nas cenas que envolvem suspense ele foi meticulosamente inserido apenas para aumentar a atmosfera de medo quando por exemplo vemos a sombra do vampiro apenas em uma cortina ao vento sem a presença física dele naquele local. Parece mesmo que Robert Eggers cumpriu sua promessa de trazer de volta o gênero às suas origens, quando os vampiros eram verdadeiramente aterrorizantes pois de fato aqui em várias ocasiões sentimos o medo que os personagens experimentam em telona. 

A mola propulsora do enredo é certamente aquele enigmático magnetismo e atração entre Ellen (Lily-Rose Depp) e o Conde Orlok (Bill Skarsgård) e o interessante é que ainda que o vilão pudesse sobrepujar pela força sua frágil pretendida ele sempre deixa claro que ela deveria ceder sexualmente aos seus desejos de forma voluntária, criando uma dúvida a mais na mente do público no sentido de nos depararmos ou não com esse consentimento. A trilha sonora está excelente e imersiva e foi assinada por Robin Carolan o qual já havia trabalhado com o diretor em ‘O Homem das Sobras’ (The Northman – 2022) estrelado por Alexander Skarsgård, irmão do ator Bill Skarsgard que como dito, interpreta aqui o vampiro Conde Orlok. ‘Nosferatu’ é o cinema em sua melhor forma e muito embora não ache que comercialmente fará muito dinheiro aos estúdios, com o passar dos anos será alçado a um clássico do gênero – repetindo o corrido com o longa de 1922 – sendo inclusive alvo de estudos em faculdades de cinema ao redor do mundo. Possivelmente um dos únicos equívocos do longa foi na ilha da edição a qual poderia ter cortado cerca de 15 min. de projeção para dar mais dinamismo na trama com explicações com maior agilidade. Infelizmente a cabine de imprensa desse longa não foi em uma sala IMAX mas fica aqui a dica de se apreciar essa obra na maior e melhor tela possível em sua cidade. 

Alexandre Carvalho – Editor

Muito Bom

Ficha Técnica:
Título: NOSFERATU (IDEM)
País/Ano/Duração: Estados Unidos, 2024, 132 min.
Classificação: 16 anos
Gênero: Terror
Direção: Robert Eggers
Roteiro: Robert Eggers
Produção: Chris Columbus, Eleanor Columbus, Jeff Robinson, Robert Eggers John Graham
Estúdio: Regency Enterprises, Studio 8, Square Peg, 1492 Pictures
Distribuição no Brasil: Universal Pictures Brasil
Estreia: 02/01/2025
Elenco: Bill Skarsgård, Lily-Rose Depp, Nicholas Hoult, Emma Corrin, Aaron Taylor-Johnson, Simon McBurney, Ralph Ineson, Willem Dafoe