Crítica I O Filho Único do Meu Pai

Indiscutivelmente berço do humor nacional, o Ceará há décadas vem fomentando e exportando para o resto do Brasil – com extremo sucesso – nomes icônicos e belas produções nesse segmento. Rodado inteiramente em Fortaleza, ‘O Filho Único do Meu Pai’ é a mais nova arma desse arsenal humorístico, buscando com uma linguagem leve – e sem exagerar nas famosas gírias locais – cativar o público com boas risadas. O enredo é focado na rotina de Lucas (Jotapê Lima – que também assina o roteiro), um desmotivado analista de logística, que após ter flagrado sua então namorada (Beatriz Feitosa) na cama com outro, passa a ver menos graça ainda em sua já monótona vida. Em seu trabalho, ao passo que Lucas tem que administrar sua desgastada relação com um chefe (Robério Diógenes) egocêntrico e manipulador – rendendo boas risadas – este encontra em fantasiar com a ‘colega sensual do trabalho’ seu único momento de ‘prazer’. 

Tudo vira de pernas para o ar quando, inesperadamente, o protagonista recebe a visita inusitada de seu pai (Hiroldo Serra), um ator aposentando que logo percebe que seu filho ‘Lulu’ tomou uma série de decisões erradas nos últimos anos, portanto, algo deve ser feito. No segundo ato, o longa apresenta diversas situações engraçadas envolvendo a dinâmica da relação entre pai e filho, muitas delas em tomadas externas homenageando pontos turísticos da ‘Terra do Sol’, como a icônica Ponte dos Ingleses, apelidada carinhosamente pelos cearenses de Ponte Metálica. Entretanto, a iluminação artificial das tomadas internas apresenta um tom ‘escurecido’ podendo não agradar ao grande público, ainda que isto possa ter sido uma opção da direção – na pós produção – de aplicar uma palheta de cores dark que retrate a ‘vibe deprê’ da qual o protagonista está vivenciando.

O enredo ainda encontra lugar para participações pontuais e bem contextualizadas como a dos talentosos Mano Alencar e Totonho Laprovitera, ícones e orgulho dos cearenses em seus respectivos segmentos. Com um final previsível mas gratificante, ‘O Filho Único do Meu Pai’ é um filme despretensioso que alcança seu evidente objetivo: agradar ao público que busca momentos de boas risadas. Lançado nos cinemas no final de 2021, o longa agora está disponível nas plataformas digitais como Apple TV, Google Play, Vivo Play e Looke.

Alexandre Carvalho – Editor 

Bom

Ficha Técnica:
Título: O FILHO ÚNICO DO MEU PAI (IDEM)
País/Ano/Duração: BRASIL, 2021, 96 min.
Classificação: Livre
Gênero: Comédia
Direção: Dado Fernandes
Roteiro: Jotapê Lima
Produção: D1 Realizações e Sinfronio Produções
Estúdio: ND
Distribuição no Brasil: D1 Realizações
Estreia: 23/09/2021
Elenco: Jotapê Lima, Hiroldo Serra, Robério Diógenes, Larissa Goes, Matheus Franklin, Beatriz Feitosa, Hiramissa Serra, Daniele Soares, Pedro Domingues, Gilson Tenório, Willian Mendonça